Encrespa Conquista 2017 foi lindo!
O Encrespa Conquista surgiu em 2016. A partir desse momento, mulheres começaram a perceber que para ser linda, não é preciso seguir padrões. Assim, todas foram adquirindo identidade e transbordando beleza. O batom vermelho, azul ou roxo virou um acessório indispensável, o espelho passou a ser um amigo e o estilo tornou-se incomparável em tranças, cores e volume. No ano seguinte, 2017, a segunda edição do Encrespa Conquista foi no Shopping Conquista Sul e este ano, 2018, o tiro foi maior. No dia 15 de outubro, o Encrespa Conquista contou com 500 inscrições e grandes convidados, além de ter sido realizado na quadra de esportes da Maurício de Nassau, atraindo diversas marcas de produtos capilares.
Irlane Rodriguez, empresária do Studio O Poder do Natural, fez a abertura do Encrespa Conquista ao suscitar o amor próprio e nos questionar sobre as cicatrizes que temos. Afinal, todos nós temos marcas e, portanto, o respeito pelo outro é fundamental para se permitir e permitir ao outro ser feliz.
Além dela, houve a presença das ilustres Luciellen Assis e Ster Nascimento. Luciellen Assis aborda estética e beleza negra, moda, auto-estima, empoderamento e relações étnico-raciais. Em seu discurso, rolou muito conhecimento e historicidade. Coisa mais linda da vida!
Já Ster Nascimento é a blogueira do Desventuras de uma Cacheada e também trabalha o empoderamento feminino. As duas gatíssimas discursaram sobre seu percurso enquanto mulheres empoderadas que alcançaram o reconhecimento nacional.
João Gabriel também falou um pouco sobre a influência digital na sociedade contemporânea. Afinal, conhecemos as meninas por meio de suas redes sociais e nos empoderamos pelo exemplo delas e de tantas outras por meio das diversas plataformas digitais.
A cena que mais emocionou no evento foi aquela troca de energia e retomada de lembranças daquele momento tão particular e libertador: o BC – corte que retira toda a química do cabelo. Uma promotora da Embelleze fez o BC em uma participante do evento que estava em fase de transição capilar. Todos nós, homens e mulheres do evento, sentamos para dar força e assistir. Havia lágrimas para todos os lados, inclusive minhas. Chorei largaaaado.
E, por fim, não faltaram brindes. Todo mundo ganhou alguma coisa. Quem não foi sorteado, foi presenteado como o finalizador da Lollita Cosméticos. Inclusive, eu não fui sorteada e acabei ganhando esse brinde que amei porque é cheiroso e se deu bem em minha cabeleira cacheada.
O Encrespa Conquista é aquela coisa de você olhar para todos os lados e buscar força em cada pessoa que você ver. É sentir vontade de chamar todo mundo para conversar e tirar fotos. É sorrir para todos e todas da mesma forma. Digo sempre que o movimento é uma proposta ao amor próprio. Quem quiser colar no próximo, vem conosco que estamos o Encrespa está no Facebook e no Instagram. É claaaaro!
A maioria das fotografias, aqui, foram feitas por Graci Sá e dados os devidos créditos. Para a gente encerrar divando, deixo, acima, uma foto nossa. Afinal, duas lindas como essa precisam muito de um lugar ao sol por aqui.
Lu Rosário
Jornalista. Baiana. Leonina. Feminista preta. Apaixonada por tudo o que diz respeito a sexo e sexualidade. Palavras e fotografias são suas taras.